2018 ano de Bará, o senhor dos caminhos, comandante supremo da linha de Exú e Pombas-Giras

2015-04-10_190211

O ano de 2018 começará numa segunda-feira, dia da semana regido por Bará e toda a linha de esquerda. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Bará entende muito de dinheiro, paixão e fogo

Através do Batuque é possível definir os Orixás de cada pessoa, conforme os dias da semana do seu nascimento. A Yalorixá Lisi de Yemanjá explica as definições de cada Orixá a importância na vida de cada um, mas a definição exata só ocorre com a confirmação no jogo de Búzios.

O que é Batuque
Batuque é uma forma genérica de denominar as religiões afro-brasileiras de culto aos Orixás, encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, de onde sua diáspora se estendeu para outros estados e países vizinhos tais como Uruguai e Argentina. O batuque é fruto dos povos oriundos da África, de regiões onde hoje se situam Nigéria e o Benim. O culto, no Batuque, é feito exclusivamente aos orixás, sendo o Bará (Exu) o primeiro a ser homenageado antes de qualquer outro pois este é o orixá da comunicação, e encontra-se seu assentamento em todos os terreiros.

Dia da semana  define seu orixá
Nascidos na segunda-feira: os orixás que regem neste dia são: Bará, Ogum Avagã (São Paulo). Os Orixás são relacionados a santos da igreja católica (sincretismo), e cada um deles, tem uma ligação direta com santos católicos. Quando os negros vieram foram obrigados a seguir o catolicismo como religião.
Nascidos na terça-feira: Xangô. Sincretismo pela Igreja Católica é são Gerônimo e são Miguel Arcanjo.
Nascidos na quarta-feira: São dois orixás :Obá, que tem o santo correspondente no catolicismo a Santa Joana D’arc e Santa Catarina, e Xapanã, cujos santos correspondentes são São Lázaro e São Roque.
Nascidos na quinta-feira: o orixá é Ogum e pelo sincretismo ,São Jorge) e também a Iansã , que é representada por Santa Bárbara.
Nascidos na sexta-feira: é a famosa Iemanjá, que recebe as honras e devoções como Nossa Senhora dos Navegantes. Tamém é dia do orixá Odé, que é reverenciado também como São Sebastião, Otim, que recebe os pedidos como Santa Bernadete) e Ossain, que é também conhecido como a representação de São Cristóvão.
Os nascidos no sábado são regidos por Oxum, que recebe a correlação na padroeira do Brasil: Nossa Aparecida. Sábado também é dia de Xangô Ibêdje, que é representado na igreja católica como São Cosme e São Damião.
Domingo é dia do filho de Oxalá, que recebe a honra do sincretismo de Jesus Cristo.

O que representa cada Orixá e características dos filhos
Pesquise o dia da semana em que você nasceu e veja se as características do seu orixá estão presentes em sua personalidade. O Orixá regente de acordo com o dia da semana de seu nascimento pode e deve ser, confirmado mediante o jogo de búzios.
Bará: dono das chaves e dos caminhos. Pessoas regidas por esses orixás possuem um caráter ambivalente, às vezes são pessoas inteligentes e compreensíveis, com o problema dos outros, já em outros momentos não. São pessoas inquietas, adoram andar na rua, gostam de jogos e bebidas, guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Para tratar com essas pessoas é necessário muito jeito e compreensão.
Ogum: orixá das guerras, batalhas, da agricultura e da tecnologia. Pessoas regidas por esse Orixá possuem temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar. Não são exigentes, com raras exceções. São pessoas divertidas, tem seguidos relacionamentos e não fixam muito tempo.
Orixá Iansã: Orixá dos ventos, raios e tempestades, também senhora dos Eguns (espírito dos mortos). É um Orixá de guerra, e a mais agitada das Orixás femininas. As pessoas regidas por esse Orixás são audaciosas, intrigantes, autoritárias, volúveis, com tendência a ter diversos relacionamentos, inclusive aventuras extra conjugais sem nenhum preconceito.
Xangô: Divindade do fogo, trovão, é responsável pela justiça, pelo equilíbrio Pessoas regidas por esse Orixá são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência e dominar a todos. São líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados, porém, quando contrariados, possuem uma violência incontrolável.
Ibêdje: são Orixás gêmeos, que normalmente protegem pessoas que ao nascer perderam algum irmão gêmeo ou tiveram problemas no parto. São Orixás ligados ao princípio da dualidade, de tudo que vai nascer, brotar e criar. Pessoas regidas por esse orixá tem temperamento infantil, jovialmente inconsequente, nunca deixam de ter o espírito de criança. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais, e também teimosamente obstinados e possessivos.
Odé e Otim: Orixás da caça, das matas e da fartura. Pessoas regidas por esses Orixás são espertas, com iniciativa, gostam de descobertas, inovação. São místicos e muito intuitivos. Carismáticos, carinhosos, mas também indecisos e inseguros.
Ossanha: Orixá das plantas medicinais e litúrgicas. Pessoas regidas por esse Orixá são normalmente calmos, ingênuo s e pacíficos. Gostam de defesas ecológicas, um tanto equilibrados e controlados em suas emoções e sentimentos, e agem de maneira racional, não deixando se influenciar por opiniões alheias.
Obá: É uma guerreira, trazendo consigo navalha e facão. É associada `s águas doces, porém nos momentos revoltos. Pessoas regidas por esses Orixás normalmente são lutadoras, bravas, um tanto agressivas, e quase sempre incompreendidas. Normalmente tendem a ter experiências amorosas infelizes e amargas. São ciumentos, mas muito zelosos, dedicados, ingênuos em relação a amor e amizade. São extremamente honestas, tolerantes e crédulas. Dificuldades nas questões sexuais.
Xapanã: Um Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra mal feitores e pessoas sem escrúpulos. É um Orixá muito respeitado em todas as nações da África aqui no Brasil. Este Orixá cuida de todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as de pele. Pessoas regidas por esse Orixá são obstinados, honestos, e muito rancorosos. Gostam de ajudar e são extremamente sensíveis.
Oxum: O Orixá relacionado ao amor, grande beleza, charme, porém, possessiva. Orixá da riqueza, do ouro e do brilho. Pessoas regidas por esse Orixá são extremamente sensuais, vaidosas, elegantes. Adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas e tudo que se relaciona a beleza. Mas são também um tanto acomodadas.
Iemanjá: Mãe da maioria dos Orixás, relacionada a maternidade, casamento, família. Reina nas águas do mar e tudo que for relacionado a ele. Um Orixá muito respeitado e cultuado em todas as nações. Pessoas regidas por esse orixá são sérias e impetuosas, além de dominantes e fazem-se respeitar. Com temperamento difícil, são brabas, nervosas, mas possuem um coração grandioso. São dedicadas a parentes e amigos, além de honestas e gentis, compreensivas e frágeis.
Oxalá: É associado a criação do mundo e espécie humana. Pessoas regidas a esses Orixás não gostam de pedir aos outros, são introvertidos, tranquilos e reservados. São dedicados e caprichosos.

Como potencializar o ano do Bará
O Bará é o Orixá mais humanos e todos. Sua ligação com o ser humano é tão intensa que é o mensageiro entre os homens e os Orixás.
Dono das encruzilhadas e da chave que abre os caminhos é responsável pela boa abertura dos trabalhos, sendo assim suas obrigações, cortes e saudações são feitas sempre em primeiro lugar. Está profundamente ligado a atividade sexual. É o portador mítico do sêmen e do útero ancestral.

Banhos der limpeza
Os banhos energéticos são utilizados desde os primórdios da humanidade para limpar a aura, combater males espirituais e doenças. Abaixo segue dicas de banhos para eliminar energias ruins.
Ervas amargas: arruda macho , guiné, espada de São Jorge, Espada de Santa Catarina.Todas essas ervas, maceradas (amassadas) em uma bacia com água. Após 30 minutos de fusão, tomar o banho do pescoço pra baixo, deixando escoar em uma bacia, depois despejar o resto do banho num verde dentro do pátio.
Sal grosso: neutralizador de energias (neutraliza boas e ruins). Dissolva o sal grosso em uma jarra com água, despeje do pescoço para baixo, e deixe escoar ralo a fora.
Fumo em corda: descarrego pesado (retirada de fluido de eguns). Eguns são espíritos vagantes e que não aceitaram a morte. Preparo: deposite um pedaço do fumo em corda em m recipiente com água e deixe ferver por 40 minutos. Depois deixe esfriar, aplique-o do pescoço pra baixo, colhendo em uma bacia o resto do banho, e despache no meio da rua.

Reposição de energia:
Ervas cheirosas: alfazema, alecrim, arruda fêmea, ondas do mar. Amassar as folhas em uma bacia com água, deixar em fusão por 30 minutos, depois banhar-se do pescoço pra baixo, juntando esse banho em uma bacia para despejar o resto em um verde dentro do pátio.
Energizante: ferva em um recipiente cravo da índia, anis estrelado e canela em pau, por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar e despeje do pescoço pra baixo, recolhendo o resto em uma bacia para despejar no verde, dentro do pátio.
Fazendo banho de Alecrim : famoso por possuir ação de estimulante físico/mental, ao alecrin ainda combate a depressão, o estresse, previne o reumatismo e estimula a digestão. Sua utilização se dá por meio da infusão da erva, que pode ser ingerida como chá ou mesmo servir como banho terapêutico. Essa erva pode aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental, depressão nervosa, artrite e artrose, além de estimular o raciocínio. Macere as folhas de 1/2 maço de alecrim e reserve. Ferva 1 litro de água e apague o fogo. Jogue as folhas maceradas de alecrim e deixe por 10 minutos em infusão. Coe.
Após tomar seu banho de higiene, jogue do pescoço para baixo essa infusão. Jamais lave a cabeça com qualquer banho terapêutico, isso pode desarmonizar seu chakra coronário.

Previsão para o ano de 2018
Regido pelo Orixá Bará (Santo Antônio), 2018 será um ano de grandes oportunidades e novos caminhos. Santo Antônio por ser o santo padroeiro de Bento Gonçalves, será importante, porque existe a expectativa de ter uma possibilidade de um grande crescimento no rumo no meio industrial, trazendo assim novas oportunidades de emprego com isso uma melhora significativa na econômica local.
O comércio e indústria precisam contar com habilidade e cautela na hora de aproveitar as oportunidades em relação à inovações, mas não devem se acanhar.
A agricultura terá uma forte influência positiva devido à regência deste orixá. 2018 promete ser cheio de colheitas, aberturas de caminhos, a melhora em todos elementos na vida.
Com a dualidade do orixá Bará, orixá regente do ano, “assim como faz a colheita, também devemos lembrar que colhemos o que plantamos, vale salientar que a velocidade das oportunidades virão, mas também corremos o risco de perdermos com facilidade caso não tenhamos atenção nos caminhos e no equilíbrio espiritual”, alerta a Yalorixá Lisi de Yemanjá
“Todas as negatividades mentais, devem ser urgentemente excluídas, como esse orixá é o que faz a ligação entre astral e a vida terrena, levando nossos pedidos e pensamentos aos orixás maiores e a Deus, se seu pensamento for o da colheita (positivos), bons frutos virão, mas se forem pensamentos negativos, toda a negatividade virá em sua vida em 2018.”, finaliza a Mãe Lisi de Yemanjá
Consultas com Yalorixá: esotericabg@gmail.com e whats: 54 996094826