20 plantas que vão te ajudar a repelir os insetos da casa e as pragas do jardim

2015-04-10_190211

Algumas plantas são naturalmente repelentes pois são desagradáveis aos insetos – moscas, mosquitos e pernilongos – e até às pragas comuns dos jardins – pulgões, cochonilhas e lagartas diversas. Para conseguir este efeito bastará você ter algumas dessas plantas repelentes em lugares estratégicos do seu jardim e da sua casa.

O que faz com que as plantas tenham essa ação repelente são seus óleos essenciais cujo odor incomoda aos insetos apesar de serem agradáveis a nosso olfato. Isso não quer dizer que os insetos vão desaparecer só por você ter plantada uma alfazema, um alecrim ou um canteiro de crisântemos mas, com certeza irão diminuir.

A quantidade de insetos e pragas tem relação direta com fatores como água parada, zonas sombrias e úmidas e com o calor. Você ajudará cuidando de não ter poças no seu jardim, ou zonas sombrias e mantendo uma boa circulação de vento.

Ervas aromáticas boas como repelente

Manjericão
O manjericão é repelente para moscas e mosquitos então, você pode ter seus vasos nas entradas naturais – portas e janelas – onde bata sol. O seu aroma impedirá, em alguma medida, a entrada de insetos na sua casa e, como acréscimo, você terá sempre manjericão fresco para saladas, molhos e sopas.

Lavanda (alfazema)
Repele traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para obter este efeito, coloque maços de alfazema espalhados pela casa, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês de flores de alfazema dentro das gavetas. A alfazema era usada até para afastar escorpiões – com vasos desta planta nas janelas. Uso muito antigo.

Capim-limão
Também conhecido como capim-santo ou lemongrass, parente da citronela que, como esta, é um repelente de mosquitos. O melhor jeito de se usar é extrair seu óleo essencial e passar pela casa, com um pano úmido.

Tomilho-limão
É uma variedade de tomilho que tem as folhas pintadinhas de amarelo e um cheiro ativo de limão. É repelente de mosquitos, cresce bem em solos rochosos e ensolarados. Para usar o seu efeito repelente corte as ramas e macere-as com as mãos. Isso liberará os aromas que nós gostamos e que os mosquitos detestam. Tenha cuidado pois pode dar alergia de contato.

Tomilho
Tem os mesmo efeitos do tomilho-limão e é excelente para chás contra resfriados.

Hortelã
Hortelã é uma planta muito útil como repelente de mosquitos. É melhor cultivar a hortelã em vasos pois esta planta se espalha de forma agressiva e ocupará todo o seu jardim.

Alecrim
O alecrim é uma planta linda, que na primavera, quando o sol bate, solta uma infinidade de flores azuis, minúsculas, e expande seu aroma por toda a casa. Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim. Esta planta tem também efeito inseticida e é ótima para espantar pernilongos e mosquitos.

Louro
Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas.

Cebolinha
As flores da cebolinha são aromáticas e repelem moscas e pulgões. Plante cebolinha no meio da horta, especialmente em volta das cenouras.

Endro
O endro é uma erva aromática muito usada na Europa e ótima repelente de pulgões, ácaros e pragas que atacam o repolho e os tomates. É parente da erva-doce.

Erva-doce
A erva doce é um excelente repelente para pulgões, lesmas e caracóis. Plante, com o endro, pelas beiradas das sua horta.

Erva-cidreira
Repele os mosquitos.

Orégano
Repele muitas pragas e irá fornecer cobertura de solo e umidade para pimentas.

Salsinha
É repelente de besouros e indispensável na cozinha.

Cebola
Que tal plantar cebolas na horta, em volta dos tomateiros, pimentões, batata, repolho, brócolis e cenouras para espantar pulgões, lesmas, moscas e outras pragas comuns? Se tiver roseiras, plante cebolas junto. O mesmo efeito têm outras ervas da família Allium, como a cebolinha e o alho-poró.

Crisântemos
São ideais para repelir baratas, formigas, besouros japoneses, carrapatos, traças, piolhos, pulgas, percevejos, ácaros, insetos arlequim e até os nematoides dos ramos pois contêm peritroides, o composto que se usa nos inseticidas em spray.

Malmequer
Contra pulgões, mosquitos e outras pragas (inclusive afasta os coelhos) e cujas raízes afastam os nematoides do solo.
Plante os malmequeres em volta dos canteiros de hortaliças.

Capuchinha
É muito boa para afastar a mosca branca que ataca as couves, em geral. Para além do mais, é muito bonita e ótima em saladas.

Tagetes ou cravos-de-defunto
Têm as mesmas qualidades repelentes dos crisântemos.

Citronela
A citronela tem eficácia comprovada como repelente de insetos, não à toa é comumente encontrada em repelentes indusltrializados para uso externo.