13 startups da Serra participam de festival de tecnologia em Gramado

2015-04-10_190211

Treze startups criadas no programa de incentivo a negócios inovadores StartUCS, da Universidade de Caxias do Sul, participam da Gramado Summit, evento sobre empreendedorismo e inovação que está acontecendo no centro de eventos da ExpoGramado. Doze desses empreendimentos apresentarão seus cases no estande da UCS (que é uma das patrocinadoras masterdo evento), onde professores-pesquisadores também farão explanações sobre ciência e tecnologia. Uma das startups, já consolidada como empresa, conta com espaço próprio na área de exposições.
A Universidade também integra a programação oficial com o painel ‘Universidades e Startups’, apresentado às 15h45 de hoje pelo coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr., e pela coordenadora do Programa de Empreendedorismo, Elóide Pavoni. Ao todo, o evento contará com 57 palestras e painéis, nesta edição voltados a debater a convergência entre o empreendedorismo clássico e o digital com base na inovação, além de expor projetos de novos negócios e soluções inovadoras de base tecnológica em produtos e serviços.
Networking – De acordo com os organizadores, a Gramado Summit vai reunir mais de cem startups, dos mais variados segmentos, além de investidores de todo o país. Para tanto, a programação inclui palestras, feira de negócios e espaços de interação. “O grande objetivo é proporcionar aos novos empreendedores a geração de um networking de qualidade, colocando jovens empreendedores com ideias disruptivas e escaláveis em evidência para a concretização de negócios por meio da viabilização de aportes de investidores”, destaca o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.

StartUCS representado na Batalha de Startups
Com premiação dobrada em relação ao ano passado, a Batalha de Startups volta a ser promovida na Gramado Summit. Dez finalistas pré-selecionadas apresentarão seus projetos para um corpo de jurados, cabendo ao vencedor um aporte de R$100 mil concedido pela Superjobs Ventures. Um dos empreendimentos criados no StartUCS, a startup ‘MeEmpresta’ (plataforma de conexão entre interessados em crédito e as ofertas disponibilizadas por investidores), está entre as dez concorrentes.

Startups originadas no StartUCS participantes
AGAZ: Plataforma que conecta clientes a revendedores de água mineral e Gás. Através de um aplicativo, o cliente pesquisa fornecedores, preços, faz a compra e acompanha o andamento do seu pedido.
AGENTE G: Facilitador para departamento de compras em indústrias, reduzindo distrações com aquisição de produtos curva C (aqueles responsáveis por até 5% das vendas de uma empresa).
CALÍOPE 3D: Produção de guias cirúrgicas, por prototipagem 3D com biomateriais, para procedimentos de colocação do implante dentário e/ou cirurgias de reconstituição bucomaxilofacial, e auxílio à reposição óssea.
CLUBE OKLA: Clube de benefícios que oferece descontos aos membros e relatórios de perfis segmentados aos conveniados.
FAASEG: Plataforma de cotações online que possibilita sugerir ou buscar corretoras próximas, facilitando e agilizando o processo de contratação de seguros.
FAST2PAY: Aplicativo que aproxima estabelecimentos comerciais de seus clientes, para acompanhamento de consumo em tempo real e pagamento por celular.
MeEmpresta: Plataforma de conexão entre interessados em crédito e as ofertas disponibilizadas por investidores.
MURBI: Plataforma de serviço personalizado de transporte coletivo urbano.
PROGENES: Testes genéticos para atividade física e planos alimentares para personalização de dieta e treino fisico de acordo com a genética individual.
PREDIZA: Serviço de predição e identificação de eventos relativos à agricultura e à pecuária.
UALL: Portal online de busca e comparação entre cursos de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Brasil.
UP BIONICS: Desenvolvimento de próteses mioelétricas para membros superiores.
VECTIS: Ferramenta web e mobile, inspirada no Kanban, para empresas prestadoras de serviços gerenciarem suas atividades.