11 dicas infalíveis para espantar moscas

2015-04-10_190211

Além de incomodarem porque ficam voando perto do corpo, as moscas também pousam nos alimentos e podem infectá-los, transmitindo doenças. Então, espantar moscas de casa é um cuidado que tem a ver tanto com o bem-estar, quanto com a higiene. Veja quais atitudes vão ajudar nessa tarefa.

1. Cuidados domésticos
Manter a casa limpa é o primeiro passo para evitar o acúmulo de moscas. Isso porque elas são atraídas por comida aberta, farelos, louça suja na pia e lixo acumulado na cozinha e no banheiro. Então mantenha os alimentos guardados ou com tampa, a pia e o fogão limpos, os balcões sem farelo e os lixos trocados e tampados.

2. Usar vinagre
O cheiro do vinagre ajuda a espantar moscas, então uma dica é limpar as bancadas, mesa, cadeiras e até o chão da cozinha com esse ingrediente. Nos primeiros minutos, o cheiro será forte e desagradável, mas logo vai passar, além de deixar o ambiente todo desinfetado.

3. Usar cravo espetado no limão
Outro cheiro útil para espantar moscas é o do cravo-da-índia. Você só precisa pegar um limão inteiro ou cortado ao meio e espetar cravos nele, deixando por cima da bancada ou da mesa, de preferência perto da porta ou janela por onde as moscas entram.

4. Louro, manjericão e eucalipto
Essa combinação é mais uma fórmula caseira para espantar moscas e também mosquitos. Misture esses três ingredientes e coloque-os em saquinhos de tule ou outro tipo que seja poroso para que o odor possa sair e afastar os insetos.

5. Álcool com arruda
Misture 100 gramas de arruda fresca com 250 mililitros de álcool e 1 litro de água. Bata tudo no liquidificador, coe e coloque em um borrifador. Quando a noite começar a chegar ou quando for preparar comida, borrife a mistura pelos ambientes da casa.

6. Leite, pimenta e açúcar
Faça o teste com esses ingredientes para ver se as moscas serão repelidas, mas se tiver gatos é melhor não fazer, pois eles podem beber a mistura e acabar passando mal por causa da pimenta. Caso não tenha, misture um quarto de xícara de açúcar com 500 mililitros de leite e 4 colheres de sopa de pimenta-do-reino. Deixe ferver depois espalhe pela casa em pratinhos.

7. Saco com água
Essa talvez você conheça, pois ela é muito famosa. Só precisa pegar saquinhos plásticos transparentes, encher com água e dar um nó. Depois pendure-os nas portas ou janelas. A ideia é que a água irá refletir a luz do sol e o efeito óptico vai fazer com que as moscas não se aproximem.

8. Limão no forno
Uma alternativa para o limão com cravos espetados é cortando alguns limões ao meio e colocando-os dentro do forno do fogão, com a porta aberta, durante a noite. No dia seguinte, você deve fechar a tampa e ligar o fogão em 100°C. Quando sentir o aroma da fruta, desligue o forno, abra a porta e deixe o cheiro tomar conta do ambiente. Ele irá espantar as moscas.

9. Inseticida natural com vinagre, hamamélis e óleo essencial
Nessa receita, misture ½ xícara (chá) de hamamélis, que é uma planta medicinal, com ½ xícara (chá) de vinagre de maçã e 50 gotas de algum óleo essencial que goste.
De preferência, algum com efeito repelente também. Depois é só colocar a mistura em um borrifador e espalhar pela casa. Especialmente antes de começar a fazer comida, que é um momento em que as moscas costumam aparecer.

10. Mata-moscas natural caseiro
Você já deve ter visto em alguma casa uma folhas amarelas que ficam penduradas no teto esperando que as moscas grudem nelas. A lógica de mata-moscas é a mesma. Então, não é bem um métodos para espantar moscas, mas sim uma forma de eliminá-las quando não estiverem se afastando.
Para fazer, deve pegar duas tiras de papel marrom e mergulhar em uma mistura de 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar refinado e ¼ de xícara (chá) de xarope de milho. Depois prenda o papel com um pedaço de barbante no teto, em locais por onde as moscas sobrevoam. Essa mistura tão doce vai atrair as moscas e também mantê-las grudadas no papel.

11. Plantas aromáticas na janela
Outra dica interessante é manter plantinhas aromáticas, dessas que você usa para temperar comida, plantadas em floreiras nas janelas por onde as moscas costumam entrar. Especialmente quando tiver sol e as plantas liberarem seu odor, irão espantar moscas que não gostam dos cheiros. Além dos temperos, pode ter alfazema, sálvia e crisântemos.