100 professores concluíram curso de reforma no ensino

2015-04-10_190211

Professores do ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, participaram entre os dias 09 e 15 de agosto de encontros de fechamento do Curso “A Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais”.
Os encontros aconteceram entre os meses de março e julho e cerca de 100 professores participaram das formações, que foram direcionadas especificamente à abordagem da BNCC aos componentes de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um conjunto de normas que define aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.
A BNCC é definida pela Lei nº 9.394/1996, que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino de todas as Unidades Federativas, além de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o País.
A Lei estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Estas habilidades são orientadas pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
Os professores compartilharam no último encontro práticas pedagógicas que foram concretizadas em sala de aula, baseadas nas vivências do curso, apresentando possibilidades de desenvolver competências e habilidades previstas pela BNCC.
O protagonismo dos alunos, a postura investigativa e a aprendizagem lúdica e significativa foram elementos que se destacaram no decorrer das apresentações, o que demonstrou a importância da vivência, troca e formação continuada entre os professores e diretores.