10 minutos de exercícios já melhoram atividade do cérebro

2015-04-10_190211
og:image

Estudo indica que a prática rápida de atividade física melhora desempenho logo nos minutos seguintes

A recomendação sobre a prática de atividades físicas é comum e a ciência já provou várias vezes que exercitar-se traz diversos benefícios à saúde. A novidade agora, porém, diz respeito ao tempo necessário de prática para que estes benefícios sejam alcançados. Novo estudo publicado na revista Neuropsychologia mostra que apenas 10 minutos de exercícios são suficientes caso você tenha uma tarefa à sua frente que exigirá alto desempenho de seu cérebro. Com isso, a desculpa de que uma hora de academia é muito tempo do seu dia cai por terra.

O estudo, realizado pelos pesquisadores Ashna Samani e Matthew Heath da Universidade Western em Ontario (Canadá), fez testes com 14 jovens adultos e aponta que um período tão curto quanto dez minutos já é benéfico para aumentar a capacidade cognitiva. “Nós gostaríamos de saber se mesmo um tempo de exercícios menor, para pessoas com problemas ortopédicos ou outras limitações de mobilidade, poderia apresentar um benefício cognitivo”, disse Matthew Heath, professor da Universidade, à Time.

A descoberta ainda passará por novos testes para ampliar as certezas sobre o limite de influência dessas atividades físicas no cérebro de diferentes perfis de pessoas. O que se sabe, por hora, é: comparando um período de 10 minutos lendo uma revista com o mesmo tempo pedalando uma bicicleta estática, de forma moderada a vigorosa, a performance cognitiva aumentará em até 14% nos 17 minutos subsequentes ao exercício. Os motivos para a melhora, segundo o cientista, podem “ser o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro ou a liberação de alguma proteína específica que ofereça benefícios neuroprotetores [preservação de neurônios existentes] e estimule o crescimento de neurônios”. Outra hipótese é que o simples fato de haver agitação do corpo faça o cérebro estar mais preparado para a atividade que a pessoa desenvolver a seguir.

Embora pareça pouco o tempo posterior ao exercício em que é comprovada a melhora da atividade cerebral, os pesquisadores defendem que há momentos no dia em que desejamos melhorar nossa performance – como uma prova ou uma apresentação importante no trabalho. A dica deles portanto é simples. “Saia para uma caminhada de 10 minutos antes daquela atividade”, disse Matthew Heath.