10 erros das mães de primeira viagem

2015-04-10_190211
og:image

Não existe mãe perfeita! Apostamos que se você está grávida ou acabou de ter o seu primeiro filho, não cumprir esse papel é um dos seus principais medos. Mas é preciso encarar a maternidade de forma mais leve. Pensando nisso, selecionamos os 10 principais erros que as mães de primeira viagem cometem, mesmo que seja pensando no melhor para os seus filhos. Descubra os principais erros das mães de primeira viagem:

1 – Querer ser a “mãe perfeita”
É natural que as mães de primeira viagem idealizem a maternidade de forma plena e sem erros. Após o parto, os sentidos ficam mais apurados, o sono mais leve e a mulher desenvolve maior resistência ao cansaço. Mas não dá para fazer tudo sozinha, de forma perfeita.

2 – Não sair de casa
Nos primeiros meses de vida do bebê, muitas mães se isolam em casa. Mas não há motivo para evitar sair com o bebê após as primeiras vacinas e liberação do pediatra. É importante manter uma rotina de passeios curtos e encontros com amigos e familiares, até para o bebê desenvolver imunidade.

3 – Se dedicar integralmente ao bebê
Sabemos que ser mãe é um trabalho em tempo integral, mas é preciso preservar também a mulher que você é! O bebê precisa de uma mãe que esteja bem disposta e saudável, então nada de descuidar do seu bem-estar. Deixe o bebê aos cuidados do pai e dos avós para se dedicar a você, nem que seja um banho mais longo ou uma rápida ida ao cabeleireira. Mamãe feliz, bebê saudável!

4 – Excluir o pai dos cuidados
Esse é um erro clássico entre as mães de primeira viagem. Apesar do vínculo entre mãe e bebê ser único e bastante forte, o pai também tem um importante papel. Ele deve criar sua própria relação com o filho, inclusive fazendo as coisas do seu jeito (controle a súbita vontade de “mostrar” como se faz tudo).

5 – Ser inflexível
Impor uma rotina para o bebê é até saudável, mas não exagere! Não há necessidade de se estressar se algo sair do cronograma, se o bebê não tirar a soneca na hora certa ou se uma visita chegar de última hora. Deixe que a rotina seja mais leve. Mantenha a amamentação em livre demanda, sem horários fixos. Além disso, um recém-nascido é naturalmente imprevisível.

6 – Comparar a bebê com outras crianças
“Meu filho dorme a noite inteira”. “O meu não pegou chupeta”. “Quantos quilos o seu filho ganhou este mês?”. Mães adoram fazer comparações, mas é preciso ter em mente que cada criança é única e tem um ritmo de desenvolvimento próprio.

7 – Não se alimentar direito
Rotina de mãe já é cansativa. Com um recém-nascido, isso piora bastante. Mas, independente da idade do bebê, a alimentação da mãe deve ser rica em nutrientes. Comer “quando der” é um erro comum. Mas é preciso priorizar uma dieta rica e diversificada e ingerir bastante água, até para não prejudicar a amamentação.

8 – Agasalhar demais o bebê
Seu bebê nasceu no verão e anda por aí de calça e agasalho? Mas, calma! Os recém-nascidos são realmente mais sensíveis, mas eles têm a mesma sensação térmica que nós temos. Acredite: se você está com calor, ele também está! Proteja o bebê de choques térmicos, como entrar e sair de ambientes com ar condicionado. Uma dica de ouro é vestir o bebê em camadas e somente com uma peça a mais que você.

9 – Exagerar nas compras
Comprar o enxoval é uma delícia! A gente sabe bem disso, não é mesmo? Mas não dá para exagerar e comprar tudo o que veem pela frente. Compre o essencial para montar o quarto do bebê e as peças básicas do enxoval e deixe para avaliar, após o parto, se irá precisar de mais alguma coisa.

10 – Não ouvir mães mais experientes
Você pode ser uma futura mamãe super antenada em todas as matérias sobre cuidados com bebês, mas não significa que é necessário ignorar os conselhos de outras mães, especialmente as mais experientes. Aquelas dicas valiosas da vovó e de tias preocupadas não irão fazer mal. Escute, seja gentil e siga a sua intuição!