10 dicas da vovó que funcionam

2015-04-10_190211

Em pleno século 21, com produtos e novidades cada vez mais eficazes, práticos e funcionais que as mães modernas, muitas vezes deixam de lado aqueles conselhos e dicas da vovó, não é?

Própolis para combater gripes, resfriados e aumentar as defesas do organismo
O Própolis é um antigo e conhecido antibiótico natural, composto principalmente de resinas vegetais produzidas pelas abelhas, ele é um poderoso cicatrizante, anti-fúngico, antimicótico, anti-oxidante e mais uma porção de coisas! Ele não possui contra indicações, na hora de comprar preste atenção no seguinte: verifique a procedência (por tratar-se de produto natural, ele precisa ter o selo de controle do Ministério da Agricultura), observe se o spray que você está comprando contém mel na composição, se tiver mel não pode para menores de 2 anos e faça o teste de alergia nas crianças: espirre (ou pingue) um pouquinho no antebraço e aguarde para ver se há formação de bolinhas ou vermelhidão. É muito rara a ocorrência de alergia mas é melhor prevenir.

Bacia de água no quarto para melhorar a umidade do ar
Colocar uma bacia de água no quarto na época de clima seco, aumenta a umidade e melhora as condições para dormir! A dica é usar uma bacia rasa e grande, tipo uma fôrma de bolo ou bandeja.

Charutinho de bebê para acalmar
Ao nascer, os bebês saem de um local apertadinho, quentinho e embalado pelos movimentos da mamãe para um mundão, enorme, frio, cheio de barulhos, cheiros, cores… Deve causar certo desespero mesmo! Com certeza você já viu ou ouviu a vovó dizer que precisa fazer um “charutinho” com a mantinha para deixá-lo aquecido e protegido, e é verdade! Deixar o bebê assim, preso, traz de volta pra ele a sensação de estar protegido no útero da mamãe, pode perceber como ele se desespera com os bracinhos soltos pelo mundo e ao serem aconchegados assim, já ficam mais calmos.

Amido de milho (maizena) para assaduras
Neste momento, em que a vermelhidão está tão forte que o bebê chora ao simples toque, o amido de milho super funciona! Ele captura a umidade da pele que está causando a assadura e dá uma sensação de alívio. Depois de um banho morno para tirar toda a sujeira e qualquer coisa que esteja na pele, seque com cuidado e “polvilhe” o bumbum dela com Maizena. Deixe sem fralda um tempo para “arejar” o bumbum e depois, na hora de fechar a fralda, passe a pomada de tratamento.
O amido de milho sozinho não resolve as assadura, ele sai ao primeiro xixi e seu uso constante pode causar um outro problema: o ressecamento da pele e a formação de rachaduras e mais machucados por isso. Recomenda-se como parte do tratamento da assadura, sem esquecer que é fundamental limpar muito bem a área machucada e usar uma pomada de tratamento adequada.
Para os bebês mais gordinhos e com muitas dobrinhas, acrescentar 2 colheres de amido de milho na água do banho também tem efeito calmante nas assaduras, mas use com moderação para não causar o ressecamento!

Cortar a unha durante a soneca
Quem não morre de medo de pensar em cortar a unha de um bebê com aquelas mãozinhas tão minúsculas, aqueles dedinhos tão pequenos.
Tente fazer isso com o bebê dormindo. Coloque uma toalhinha embaixo das mãozinhas dele e, usando um cortador de unhas infantil, você consegue cortar as unhas super molinhas e fininhas dos dez dedinhos!

Fraldinha quente para cólicas ou bolsinha de grãos
Testa a técnica de aquecer uma fraldinha e colocar sobre a barriguinha do bebê que funciona! Coloque uma fraldinha dobrada duas vezes ao meio para aquecer 20 segundo no microondas, verifique a temperatura e depois, coloque sobre a barriguinha e deite a criança de bruços. Um santo remédio!
Também existe a bolsinha de grãos. São de tecido costuradas a mão e dentro delas há grãos e ervas (normalmente arroz e folhas de camomila, lavanda etc), você aquece a bolsinha (pode ser no microondas ou com o ferro de passar) e usa onde estiver doendo: cólicas, dor de ouvido, sinusite…

Água de ameixa para intestino preso
Quando nada funciona e o intestino da criança continua preso, apele para esta receita antiga: 5 ameixas pretas secas em 500ml de água, deixe na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, jogue fora as ameixas e use esta água para misturar a fórmula do bebê. Se o seu bebê não toma fórmula, você pode misturar esta “água de ameixa” em sucos, mingaus e etc…

Fraldinha molhada para baixar a febre
Toda mãe fica desesperada quando o filho começa a ter febre! Talvez você já tenha ouvido o seu pediatra dizer que, você só deve ir ao PS se perceber que a febre é persistente por pelo menos 3 dias ou, se estiver associada a outros sintomas como vômitos, diarréia e dores. Ok, espere os 3 dias, leve no PS e dê a medicação antitérmica indicada pelo pediatra, mas se a febre persiste e você fica desesperada mesmo, primeira coisa que vêm à cabeça é: dar um banho para baixar a febre. Sim, o banho morno realmente ajuda a baixar a febre, mas se você acha que isto poderá deixar o seu filho mais desconfortável, também pode usar compressas de água fria ou morna.
Molhe uma fraldinha em água morna ou fria e coloque sob a testa, embaixo do braço e pulsos da criança. Funciona! Mas não se esqueça, se a febre persiste, se você desconfia de algo mais sério, se ele reclama de dor, se está “caidinho”, corre pro pronto socorro.