1.150 eleitores correm o risco de cancelamento de título

2015-04-10_190211
Conforme o Tribunal, quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado

Segundo a Chefe de Cartório Eleitoral e Substituta, Francine Stringhini, 1.115 eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições têm até o próximo dia 6 de maio para regularizar a situação. Depois deste prazo os títulos serão cancelados.
Com 89.695 eleitores aptos, Bento Gonçalves está em pleno cadastramento biométrico. O Cartório Eleitoral está recebendo os eleitores para o cadastro biomédico diariamente das10 as 17horas ininterruptamente. Para o Cadastro ser efetivado o eleitor deve levar um comprovante de residência e o documento de identidade.
Apesar do prazo para o cadastramento biométrico encerrar 2022, Francine reforça que o prazo é exíguo, já que em 2020, por causa das eleições municipais, o atendimento acontece somente até maio.
2,6 milhões
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 2,6 de títulos irregulares no país e quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado. O TSE informa que são incluídas eleições regulares e suplementares e que cada turno é considerado uma eleição.
O documento, conforme o TSE, é necessário para obter passaporte ou carteira de identidade e para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.
O título é exigindo para participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias, para obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo e com essas entidades celebrar contratos.